domingo, 5 de janeiro de 2020

O primeiro jardim de Votuporanga e a sua história.


Antes de iniciarmos, é importante destacar que o texto tem como objetivo realizar um breve e sucinto relato sobre a história do primeiro jardim público da cidade, ilustrando, dessa forma, uma pequena parte da transformação de um importante local da cidade de Votuporanga através dos tempos. 
Boa leitura! 

Após a fundação do município e concomitantemente com a chegada das primeiras construções (prédios comerciais e residenciais) na área central, surgiu a necessidade de efetuar benfeitorias na área paisagística e demais aspectos urbanos do município. Foi nesse momento que, o então Prefeito João Leite em 1945 com a coordenação do Sr. Genésio Neri (funcionário municipal), iniciou o trabalho de arborização do primeiro jardim público da cidade. O local escolhido foi onde posteriormente seria instalada a Igreja Matriz (lembrando que até então a primeira igreja ficava onde hoje está a fonte luminosa).
Para isso contou com inúmeros funcionários, alguns dos quais podemos ver na imagem abaixo:  

Imagem: Jubileu de Prata – Votuporanga 

A sequência de imagens a seguir nos ajuda a tracejar uma curta linha temporal sobre o processo perpendicular de criação da então Igreja Matriz. Toda a área escolhida para a criação do jardim anteriormente era um campo de futebol de terra batida, onde aos finais de semana (e também nas horas vagas) eram realizadas as tradicionais “peladas” futebolísticas.
Pois bem, na imagem abaixo podemos observar a então praça, já em seu aspecto urbanista, com bancos para o descanso, árvores esplendorosas e o passeio público. Nessa imagem quatro elementos chamam a atenção: primeiramente vemos ao fundo a nossa primeira igreja, podemos observar mais à esquerda um casal descansando embaixo de uma sombra (bem aconchegante por sinal) e junto ao casal um menino que carrega nas costas uma aparente “mochila escolar” (lembrando que nessa época elas eram feitas de madeira). Também no primeiro plano da fotografia vemos um tradicional charreteiro, um dos profissionais que faziam o transporte das pessoas pelo município.   
Fotografia: Museu Municipal de Votuporanga 

Na próxima imagem podemos observar de outro ângulo a mesma praça. À esquerda temos o vultuoso Ipê (que posteriormente fora derrubado), a torre da caixa d’água (que também hospedava o serviço de alto falantes) e mais ao fundo o antigo paço municipal (onde se localiza hoje a Concha Acústica).     

Fotografia: Museu Municipal de Votuporanga 

Observando a imagem abaixo, vemos a construção já avançada da Igreja Matriz e também à esquerda da fotografia a primeira igreja, que ficou em funcionamento até a colocação do telhado da nova construção (final da década de 50). Lembramos aqui um fato curioso: nesta época, houve uma permuta entre a Prefeitura Municipal de Votuporanga e a Diocese de São José do Rio Preto para a troca dos terrenos, já que o lugar onde estava a antiga igreja era da Diocese e o local onde iria ser construída a Matriz era da Prefeitura Municipal.

Fotografia: Takeo Sato 

Na próxima imagem já temos o jardim construído no local da antiga igreja. A nova construção religiosa, por sua vez, está com a primeira torre e o telhado finalizados. Na década de 60, já concluída pelo então Prefeito Hernani Nabuco, foi realizada uma homenagem a Fernando Costa (o primeiro interventor federal do estado de São Paulo a visitar nossa cidade, que também era homenageado pelo antigo Ipê). Fernando Costa foi ainda o responsável pela nomeação do primeiro Prefeito da cidade, o Sr. Francisco de Vilar Horta. Como o interventor faleceu em 1946 nunca soube dessa magnifica construção.
 
Fotografia: Museu Municipal de Votuporanga

Logicamente a história aqui relatada foi resumida para uma forma de leitura simples. Nesse período mais detalhes ocorreram e foram de estrema significância para o município (como as etapas da construção da Igreja Matriz, as históricas divergências na construção da praça e demais fatos). Contudo, esses assuntos são tópicos para os próximos textos... 

Por: Ravel Gimenes – ravelgimenes@hotmail.com -

Nenhum comentário:

Postar um comentário