domingo, 21 de julho de 2024
domingo, 7 de julho de 2024
Votuporanga homenageia o Fotógrafo Takeo Sato através do projeto Memória Viva.
Na conduta da preservação da memória histórica e audiovisual da nossa cidade realizamos em 2018 uma solicitação para que o fotógrafo Takeo Sato fosse eternizado em nossa cidade.
O ofício foi acolhido pelo então Presidente da Câmara Municipal de Votuporanga Osmair Ferrari realizando tal denominação.
Recentemente em visita ao local foi possível registrar a devida homenagem.
Memória Viva
O Projeto Memória Viva foi idealizado pelo Pesquisador e Fotógrafo Ravel Gimenes e tem o intuito de eternizar pessoas que fizeram parte da nossa história. A ideia é que seja possível identificar pessoas que trabalharam para o progresso e desenvolvimento da nossa querida Votuporanga. “O desejável seja que essas pessoas sejam homenageadas em vida, porém sabemos que muitos não estão mais nesse plano espiritual”, comenta Ravel.
Projeto de Lei
A atual legislação permite denominações de logradouros, bairros, prédios e espaços públicos com nome de pessoas, desde que essas já estejam falecidas. O objetivo é eternizar a passagem dessa pessoa por toda a vida, afim que mais pessoas possam conhecer munícipes que ajudaram a construir Votuporanga.
Novas Homenagens
O Projeto Memória Viva continua sua pesquisa histórica para realizar nova indicações junto aos órgãos competentes para registros de futuras homenagens.
Sobre o homenageado Takeo Sato
Em pesquisa realizada juntamente com o levantamento histórico do município de Votuporanga e seus moradores e considerando que nossa cidade possui apenas 80 anos de fundação (em 2018) acho imprescindível que a população Votuporanguense conheça a história dos seus moradores pioneiros e seus familiares que trabalharam imensamente para o desenvolvimento de nossa cidade, devido essa necessidade estou escrevendo esse ofício.
No mundo fotográfico há uma frase que resume o sentimento dos apaixonados em registrar um segundo em uma imagem: “A fotografia é um instante de vida capturado para a eternidade.” Seguindo o embasamento dessa frase tenho de sugerir uma homenagem a um dos primeiros fotógrafos Votuporanguenses, que durante a sua sábia vida teve a sensibilidade e percebeu a importância em registrar momentos e locais da nossa cidade.
Trata-se do fotógrafo Takeo Sato (in memoriam) que ao longo de sua estádia na terra das brisas nos presenteou com inúmeras imagens, das quais utilizamos para referenciar e destacar todo o progresso de Votuporanga através dos tempos.
Durante recente pesquisa em várias fontes da administração municipal, incluindo essa casa de leis (da qual antemão já parabenizo pela disponibilidade de acesso a informação sempre que foi solicitado e pelo eficiente sistema de consulta online de documentos arquivados), localizei a homenagem ao Sr. Sato de Insígnia de Honra ao Mérito oriundo do Decreto Legislativo nº 9/1996 do Vereador Sr. Walter Ferreira da Costa.
Com o falecimento do Sr. Takeo Sato em 25 de março de 2015 aos 95 anos perdemos sem sobra de dúvida um excepcional fotógrafo, que desde a sua chegada ao município em 1945 e no início do seu ofício em 1952 colaborou imensamente com os registros fotográficos de Votuporanga. Para ilustrar melhor a questão destaco uma parte da sua história que está registrada no Processo nº 159/1996 da referida Insígnia do mesmo ano:
"Em 1952 já com 32 anos de idade Takeo Sato e sua família mudaram-se para a cidade de Votuporanga, onde Takeo veio a trabalhar no Foto Saito de Kitsuguro Saito, por 8 meses, tempo suficiente para aprender noções sobre a profissão de fotografo; profissão que nunca mais abandonou até os dias de hoje."
Continuando sobre o referido texto temos o seguinte relato:
"Construiu na Rua Amazonas, um prédio comercial e residencial, local no qual em dezembro de 1952, instalou sua família e montou o Foto Votuporanga, que encerrou suas atividades em 31 de agosto de 1996 após 44 anos de trabalho..."
Graças esses 44 anos de árduo trabalho os habitantes e visitantes mais atuais tem a oportunidade de conhecer através dessas imagens uma Votuporanga que passou por inúmeras transformações, sendo esses registros de extrema importância para ilustrar a metamorfose no município durantes os anos, utilizados inúmeras vezes para pesquisas literárias, trabalhos acadêmicos, exposições e ilustrações fotográficas.
Desse modo em posição de cidadão apaixonado pela história, por Votuporanga e por fotografia venho sugerir um projeto de Lei para denominação e homenagem ao Sr. Takeo Sato, para que seu nome fique eternizado em nosso município, possibilitando assim as novas gerações conhecer e vislumbrar o trabalho fotográfico desse artista Votuporanguense.