quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Conheça Votuporanga - Represa Municipal “Prefeito Luiz Garcia De Haro”

Com o intuito de divulgar informações sobre o nosso Município iremos publicar informações gerais sobre a cidade com o título "Conheça Votuporanga". Essas informações são oriundas do Plano Diretor de Turismo de Votuporanga publicado em 2020, portanto algumas informações podem sofrer alterações com o passar dos anos.  

A Represa de Captação do Córrego Marinheirinho foi concluída em 1974 e atualmente reserva um volume de água de 480 mil metros cúbicos. Em seus limites estão o Horto Florestal, propriedades rurais que cuidam para deixar o solo com cobertura vegetal, impedida do uso de defensivos, para evitar a contaminação dos dejetos na represa e o assoreamento; não há eutrofização, isto é, todo o ecossistema está em equilíbrio. 

Os Bairros São Cosme e São Damião, próximos à represa, tiveram seu esgoto canalizado e desviado a jusante da represa. Em suas nascentes estão águas de boa qualidade, onde podemos citar as nascentes do Marinheirinho, no Sítio Garcia, Sítio Dan, Sítio Sanches, as nascentes das Represas das Fazendas Três Irmãos e Alvorada, Estância Esperança, Sítio Cruz, Sítio Amazonas, Mina da Mata da Fazenda Fávaro.

A água da represa é tratada e reservada na Estação de Tratamento de Água, onde recebe todo o tratamento até chegar ao consumidor. A produção de água atinge a média de 164 litros por segundo, sendo responsável pelo abastecimento de 35% da população.

Qualidade da Água

Segundo análise da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, Votuporanga, em 2015, ficou em 3º lugar no ranking dos melhores índices de Qualidade das Águas Superficiais do Estado de São Paulo. Resultado dos investimentos da Prefeitura na recuperação ambiental, proteção de córregos e nascentes da Microbacia do Marinheirinho, responsável por grande parte do abastecimento de água de Votuporanga.

A cidade conta com o sistema de abastecimento de água na Zona Norte, Sul, Sudeste, Oeste, Região central e a ETA (Estação de Tratamento de Água). Há abastecimento também no Distrito de Simonsen e nos bairros rurais Vila Carvalho e Cruzeiro. O município registra um baixo índice de desperdício e não há racionamento ou falta de água por escassez.

A potabilidade da água servida à população de Votuporanga está dentro dos padrões estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde, pela portaria 518 de 25.03.04 do Ministério da Saúde e Resolução Estadual SS 65 de 12 de maio de 2005.

Fonte: Plano Diretor de Turismo de Votuporanga

    Represa Municipal “Prefeito Luiz Garcia De Haro” Fotografia: Ravel Gimenes

    Represa Municipal “Prefeito Luiz Garcia De Haro” Fotografia: Ravel Gimenes

    Passarela Fotografia: Ravel Gimenes

    Área de Preservação Fotografia: Ravel Gimenes

    Sobre a Passarela Fotografia: Ravel Gimenes


Nenhum comentário:

Postar um comentário