Pesquisador e Fotógrafo Ravel Gimenes conta a experiência na produção do documentário histórico.
O documentário “A Estrada de Ferro – Votuporanga na Linha do Desenvolvimento no Noroeste Paulista” já está disponível para visualização, o mês para lançamento foi o de agosto mês em que Votuporanga completou 87 anos de fundação, juntamente com os 79 anos da chegada da ferrovia em nosso município.
Coordenado e produzido pelo pesquisador e fotógrafo Ravel Gimenes, o documentário possui cunho histórico e descreve como a Estrada de Ferro Araraquara foi fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade e toda a região do Noroeste Paulista.
Produção:
“Foram mais de 9 meses de preparação e o resultado final apresenta entrevistas, vídeos, fotografias e curiosidades históricas em mais de 60 minutos e 100 imagens” conta Ravel. O Projeto foi contemplado pelo Edital de Chamamento Público da Secretaria da Cultura e Turismo Nº 01/2023 - Lei Paulo Gustavo Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022 de fomento a produção audiovisual com o apoio da Prefeitura de Votuporanga. Um diferencial a ser destacado é a inclusão, já que o documentário é acessível em LIBRAS e também com a legenda de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
Enredo:
Ainda segundo Ravel foi possível traçar uma linha histórica onde o espectador pode acompanhar a origem do maquinário e a estrada de ferro em sua chegada ao Estado de São Paulo, a história da criação do município, a fundação da EFA - Estrada de Ferro Araraquara e toda a sua trajetória até a chegada em Votuporanga em 1945, apenas sete anos após a fundação da cidade.
“Não imaginamos, mas a Estação Ferroviária de Votuporanga já foi lugar de muitas despedidas e de muitos reencontros desde 1945 (ano em que foi inaugurada) até meados de 2001, quando os últimos passageiros desembarcaram do derradeiro trem. Afinal por muito tempo a estrada de ferro foi o meio de locomoção mais rápido até os grandes centros e destes locais para o interior.”
Documentário:
O Documentário Histórico pode ser assistido através do Youtube. “Na expectativa de democratizar e ampliar ao máximo esse registro resolvemos compartilhar através da rede mundial de computadores facilitando a exibição de todo o conteúdo. Para isso basta o espectador acessar o Canal do YouTube www.youtube.com.br/ravelgimenes, pelo nome “Estrada de Ferro Votuporanga” ou o QR Code que estamos disponibilizando.
A equipe técnica é composta pela: Professora Dra. Elaine Cristina Ferreira de Oliveira como revisora textual, os Videomakers Taynara Morisa e Lucas Abra na Captação e Edição de Imagens, a Professora Lilian Remanaschi com Intérprete de LIBRAS e o Pesquisador Ravel Gimenes como Coordenador, Diretor de Roteiro, Revisor Historiográfico e Produtor.
Breve currículo:
Graduado em Sistemas de Informação pela UNIFEV (2004), Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD pela UFF - Universidade Federal Fluminense (2016), Formação de Mediadores de Educação para Patrimônio e Capacitação de Agentes Culturais UFC - Universidade Federal do Ceará (2020), Especialização em Fotografia pela UNIARA - Universidade de Araraquara (2021) e Guia de Turismo pela ETEC (2023).
Consultor técnico da Mega On Line - Software, além de pesquisador acerca da história de Votuporanga-SP e Noroeste Paulista, participou de diversos projetos, exposições e workshops relacionados a fotografia. Destes se destacam o projeto Nikon School de Fotografia, e a realização das Exposições Fotográficas Votuporanga em Foco: 80 e 85 Anos. É membro do Cine Foto Clube de Amparo-SP.
De 2020 a 2022 foi correspondente do jornal Diário de Votuporanga, sendo idealizador da Coluna Votuporanga Antiga, uma publicação semanal de cunho histórico retratando locais e histórias de Votuporanga e do Noroeste Paulista.
Autor do livro “Votuporanga e Seus Personagens”, revisor historiográfico do livro físico e e-book “A História de Votuporanga para Crianças” e revisor técnico e historiográfico do livro “Associação Atlética Votuporanguense – A Paixão de uma Cidade”. Membro do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de São José do Rio Preto/SP (IHGG), Jornalista e Repórter Fotográfico.
É mantenedor do projeto Votuporanga Antiga, cujo foco central e difundir imagens, pesquisas e preservação do patrimônio histórico e do acervo audiovisual sobre a cidade de Votuporanga nas mídias sociais.
Ravel Gimenes na Estação Ferroviária de Votuporanga
Sessão de Lançamento


Nenhum comentário:
Postar um comentário