Desde 2021, Votuporanga conta com o trabalho voluntário de vários votuporanguenses que buscam resgatar, preservar e divulgar a memória esportiva da cidade. De lá para cá, o grupo Memorialistas tem feito várias ações notáveis, como organizar material histórico para o futuro Museu Memorial, que será alocado na Arena Plínio Marin, bem como a confecção de um livro sobre a gloriosa história da Associação Atlética Votuporanguense, que está em fase avançada de pesquisa.
O livro, com o título provisório de “Associação Atlética Votuporanguense – A paixão de uma cidade”, a princípio, terá 10 capítulos, promete ser rico em detalhes e o material de pesquisa tem recebido várias colaborações de ex-jogadores, profissionais da imprensa, torcedores, familiares de figuras histórias e busca destacar o período de origens da AAV, sua trajetória, conquistas, imprensa esportiva e a continuidade do futebol profissional com SEV e CAV nas décadas mais recentes, entre outros temas.
O grupo Memorial Votuporanguense foi criado em 6 de março de 2021 com a finalidade de recuperar, preservar e divulgar a memória esportiva de Votuporanga. E esse trabalho tem apresentado frutos interessantes para a cidade.
Em março do ano passado, após iniciativa do grupo, a Câmara de Vereadores aprovou a criação do Memorial “Francisco Santana, o Fifi”. O memorial terá cerca de 160 metros quadrados e será construído na arena Plínio Marin. Da criação do grupo até aqui foram realizadas ações que homenageiam os grandes desportistas da cidade.
Em julho de 2022, os memorialistas organizaram o reconhecimento ao ex-presidente da Alvinegra, Carlos Márcio Junqueira, que teve as suas cinzas depositadas por familiares e amigos no gramado da arena Plínio Marin. Em setembro passado, também foram realizadas homenagens a grandes jogadores da Associação Atlética, que foram presenteados e receberam camisas comemorativas especiais e personalizadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário