segunda-feira, 17 de julho de 2023

Prefeito de Votuporanga Dalvo Guedes anuncia a autorização para a criação da FACLE ao repórter Almir Guimarães.

Olá amigos, hoje iremos apresentar mais um registro histórico sobre Votuporanga, fonte de um intenso trabalho de pesquisa.

O vídeo é de 1968 onde o então prefeito Dalvo Guedes anuncia ao celebre Repórter Almir Guimarães nas instalações do Diário de São Paulo em primeira mão a conquista (Autorizada pela Conselho Estadual de Educação) da então sonhada (Facle) Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga, inicialmente com os cursos de Ciências, Letras e Pedagogia.

Breve Histórico:

Tudo começa em 1966 (Lei 768/66), quando foi criada inicialmente, sob a forma de autarquia pública a Faculdade Ciências e Letras de Votuporanga.

Após quatro anos em 1970, a Facle deixou de pertencer ao poder público e passou a ser mantida por uma Fundação de direito privado sem fins lucrativos: a Fundação Educacional de Votuporanga (FEV). (tendo sido criada pela Lei Municipal n° 1.163, de 1° de julho de 1970).

A mudança trouxe, em 1973, mais dois novos cursos à Instituição: Ciências Contábeis e Administração, ocasião em que também foi fundada a Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Votuporanga (Facica).

Facle e Facica conviveram juntas até 1991, quando ambas deram origem às Faculdades Integradas de Votuporanga (FIV).

Diante do aumento da oferta de Ensino Superior em múltiplas áreas de conhecimento, em 1997 a FIV transformou-se em UNIFEV.

Acervo: Cinemateca Brasileira - 14355-01

Nenhum comentário:

Postar um comentário