quarta-feira, 18 de junho de 2025

A Estrada de Ferro D. Pedro II - 1879 - Destaque para a Região Noroeste Paulista

A Estrada de Ferro D. Pedro II foi a primeira grande ferrovia do Brasil, inaugurada em 1858. Ela foi um marco fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Império Brasileiro.

Sua construção começou no Rio de Janeiro (então capital do Império), na estação que viria a ser a Estação Central do Brasil. A ferrovia se expandiu progressivamente para o interior, conectando o Rio de Janeiro às ricas regiões produtoras de café em Minas Gerais e, posteriormente, com acesso a São Paulo.

Ela foi crucial para o escoamento da produção cafeeira para o porto do Rio de Janeiro, impulsionando a economia do país e facilitando o transporte de pessoas e mercadorias. Após a Proclamação da República (1889), a Estrada de Ferro D. Pedro II foi nacionalizada e seu nome foi alterado para Estrada de Ferro Central do Brasil, tornando-se uma das mais importantes ferrovias do país durante o século XX.

    Fonte: Planta geral da estrada de ferro D. Pedro II [Cartográfico] : e das outras estradas de ferro 
    das        provincias do Rio de Janeiro, S.Paulo e Minas Gerais do Imperio do Brasil

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