sábado, 1 de novembro de 2025

Do café ao desenvolvimento urbano: "Memória Cast" explora o impacto das ferrovias no Noroeste Paulista

O podcast "Memória Cast", uma iniciativa da Fundação Pró-Memória de São Carlos, recebeu em seu último episódio o historiador e pesquisador Ravel Gimenes para uma conversa aprofundada sobre o papel fundamental das estradas de ferro no desenvolvimento da região Noroeste Paulista. Na entrevista conduzida por Leila Massarão, Gimenes, que produziu o documentário "Estrada de ferro Votuporanga na linha do desenvolvimento", detalhou como a chegada dos trilhos transformou uma área até então considerada "despovoada" em um polo de crescimento.

A Formação da "Boca de Sertão"

Gimenes explicou que o Noroeste Paulista teve um desenvolvimento tardio em comparação com outras regiões cafeeiras do estado. A expansão foi impulsionada por colonos da capital e de estados como Minas Gerais, que buscavam novas terras para o café.

Um ponto central da discussão foi o papel da Estrada de Ferro Araraquara (EFA). O pesquisador usou São José do Rio Preto como exemplo, explicando que, após a chegada dos trilhos em 1912, a linha férrea permaneceu estagnada na cidade por mais de 20 anos, transformando-a em uma "boca de sertão". Este hiato, curiosamente, fomentou a economia local, já que viajantes precisavam de hospedagem e serviços enquanto aguardavam para seguir viagem.

Votuporanga: Uma Cidade Nascida dos Trilhos e do Café

A fundação de Votuporanga, em 1937, está diretamente ligada a essa expansão. Gimenes detalhou que as terras pertenciam originalmente ao "Rei do Café", Francisco Schmidt. Após sua morte, a propriedade foi adquirida e loteada pela "Empresa Paulista de Retalhar Terras", dando origem ao município.

O impacto da ferrovia foi tão imediato que, segundo o historiador, um plano diretor da cidade de 1952 previa a mudança da prefeitura e da câmara municipal para perto da estação, embora o crescimento urbano posterior tenha se voltado mais para as rodovias. Além do café, a região também se destacou na produção de algodão, pecuária e, mais recentemente, tornou-se um importante polo moveleiro, como lembrado por um ouvinte.

Preservação, Nostalgia e o Fim dos Trens de Passageiros

Embora o transporte de passageiros na linha tenha sido encerrado em março de 2001, a ferrovia ainda opera com transporte de cargas, hoje sob concessão da Rumo. A entrevista destacou a forte nostalgia que os trens ainda evocam. "A ferrovia é um tema nostálgico", afirmou Gimenes.

O pesquisador também abordou a situação do patrimônio ferroviário. Enquanto algumas estações, como a de Santa Fé do Sul (Museu Ferroviário) e Fernandópolis (Museu de Paleontologia), foram revitalizadas, muitas outras em cidades menores estão deterioradas. Em Votuporanga, o prédio da estação foi restaurado pela Rumo e serve como escritório da empresa.

Para os interessados em aprofundar-se no tema, Ravel Gimenes indicou seu documentário "Estrada de ferro Votuporanga na linha do desenvolvimento", financiado pela Lei Paulo Gustavo, que está disponível gratuitamente no YouTube.

A entrevista também serviu como prelúdio para a nova exposição da Fundação Pró-Memória, "Espaços Dormentes", que será inaugurada na estação ferroviária de São Carlos e aborda o patrimônio da Estrada de Ferro Araraquarense.

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