quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Tecnologia a serviço da Memória: TCC no IFSP Votuporanga une Inteligência Artificial e Cultura Maker para resgatar a história local

Pesquisa desenvolvida no curso de Pós-Graduação em Gestão de TI propõe o uso de impressão 3D e repositórios digitais para combater o esquecimento do patrimônio histórico de Votuporanga.

Na última terça-feira, dia 25 de novembro, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Votuporanga foi palco da apresentação de um projeto inovador que busca conectar o passado da cidade com as tecnologias do futuro. O pesquisador Ravel Gimenes apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado "Gestão de TI aplicada à Educação Patrimonial: Cultura Maker e Inteligência Artificial no Desenvolvimento de Dispositivos de Mediação da História de Votuporanga/SP"

A defesa pública ocorreu às 19h30, no Laboratório Maker, localizado ao lado da biblioteca do campus, no bairro Pozzobon. O trabalho foi orientado pelo Dr. Ricardo Cesar de Carvalho e coorientado pela Dra. Elaine Cristina Ferreira de Oliveira.

O Resgate da História através da Tecnologia

A motivação para o estudo parte de uma constatação preocupante: apesar de seus 88 anos de fundação, Votuporanga enfrenta desafios na preservação de suas memórias, com a deterioração de documentos e a perda de referências históricas.

Para combater esse cenário e tornar o ensino de história mais atrativo para as novas gerações, Ravel Gimenes propõe a utilização da Cultura Maker (o movimento "Faça Você Mesmo") e da Inteligência Artificial (IA) dentro das salas de aula. O objetivo principal é produzir dispositivos de mediação pedagógica que tornem o aprendizado sobre o município mais dinâmico e interativo.

Como funciona: Da fotografia antiga à impressão 3D

A metodologia aplicada no projeto é um exemplo prático de como a tecnologia pode servir às humanidades. O processo desenvolvido pelo pesquisador envolveu as seguintes etapas:

Recuperação de Imagens: Seleção de fotografias históricas e dados sobre locais importantes da cidade.

Modelagem com IA: Utilização do sistema de Inteligência Artificial Hitem3D para converter essas imagens antigas (2D) em modelos tridimensionais detalhados.

Materialização: Impressão dos protótipos em 3D utilizando filamento ABS, permitindo que os alunos possam "tocar" na história.

Entre os resultados de destaque, o projeto conseguiu reconstruir digitalmente e fisicamente a primeira igreja de Votuporanga (já demolida), além de criar maquetes do Mercado Municipal, do Palácio da Justiça e da Catedral Nossa Senhora Aparecida.

Mapeamento Digital Colaborativo

Além das maquetes físicas, o projeto desenvolveu um repositório digital utilizando o Google My Maps. Essa ferramenta permite catalogar pontos históricos da cidade, centralizando fotos, vídeos e textos informativos. A proposta é que esse mapa funcione de forma colaborativa, onde tanto professores quanto alunos possam inserir novas informações, democratizando o acesso ao conhecimento histórico local.

Impacto na Educação

O estudo conclui que a integração desses recursos tecnológicos — como a impressão 3D e a IA — com o ensino tradicional é plenamente viável e necessária. A proposta alinha-se aos quatro pilares da educação para o século XXI definidos pela UNESCO: aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser.

Ao transformar o aluno em um agente ativo, que ajuda a construir o conhecimento e a preservar a memória local, o projeto reafirma a frase do artista plástico Aluísio Magalhães, citada pelo autor na conclusão do trabalho: "A comunidade é a melhor guardiã de seu patrimônio".

Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso 

Banca dos Professores e alunos visitantes

Visitantes observando as impressões 

Apresentação dos modelos impressos em ABS

Orientador: Professor Dr. Ricardo César de Carvalho, Aluno: Ravel Gimenes, Coorientadora: Professora Dra. Elaine Cristina Ferreira de Oliveira, Professor Dr. André Luis Gobbi Primo e Professora Dra. Janaina Andréa Cucato  



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