sábado, 29 de março de 2025

Pesquisador apresenta documentário sobre a Estrada de Ferro na Câmara Municipal

Na última segunda-feira (24) o pesquisador e fotógrafo Ravel Gimenes esteve na Câmara Municipal de Votuporanga para explanar sobre o Documentário Histórico "Estrada de Ferro Votuporanga". Na ocasião foi possível apresentar dados técnicos sobre a organização, produção e também os retornos obtidos após o lançamento em agosto de 2024. "Gostaria de agradecer pela oportunidade e a receptividade a todos vereadores e funcionários dessa importante Casa de Leis", enfatizou o pesquisador .

Na Câmara Municipal de Votuporanga, o pesquisador e fotógrafo Ravel Gimenes compartilhou sua experiência na produção do documentário histórico “A Estrada de Ferro – Votuporanga na Linha do Desenvolvimento no Noroeste Paulista”


              Apresentação do Documentário:

Documentário na íntegra:

sábado, 18 de janeiro de 2025

Mapa Municipal Estatístico - Votuporanga - 2022

Os Mapas Municipais Estatísticos (MME) são mapas que representam a configuração geográfica dos limites municipais e são utilizados para a coleta e divulgação de pesquisas estatísticas.

Fonte: IBGE
 

Mapa Urbano Estatístico - Votuporanga e Simonsen - 2022

Os MUE representam as áreas das cidades, vilas e núcleos urbanos, conforme a classificação da Malha de Setores Censitários. São produzidos em escalas adaptadas, de modo que seja possível identificar a delimitação dos setores censitários que compõem as áreas urbanizadas do País, utilizados como referência para a realização do Censo Demográfico 2022.

São considerados como mapeamentos temáticos digitais de extrema valia para compreensão da dinâmica territorial das áreas urbanizadas dos Municípios. São construídos a partir da classificação dos setores censitários, uma vez que permitem visualizar a distribuição espacial da ocupação urbana, ampliando o conhecimento acerca do crescimento dos centros de atividade humana, das áreas residenciais, além dos possíveis impactos ambientais, econômicos, políticos, sociais e culturais da urbanização de uma determinada área.

Votuporanga: 


Simonsen:

Localidades Indígenas - São Paulo - 2022

Nesta edição da pesquisa, realizada em 2022, o IBGE investigou informações que permitem conhecer o quantitativo da população indígena residente no Território Nacional, a sua distribuição dentro e fora das Terras Indígenas, bem como o total de domicílios particulares permanentes ocupados com pelo menos um morador indígena, entre outros aspectos. 

Para esse fim, o Instituto estabeleceu parcerias com diversos órgãos e entidades, contou com o apoio fundamental dos guias comunitários indígenas, e beneficiou-se do acompanhamento de diversas organizações representativas, com a interlocução da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil - APIB, garantindo o direito de consulta livre, prévia e esclarecida a esse contingente populacional em todas as etapas da operação.

Fonte: IBGE - 2022

Mapa do Estado de São Paulo - 1912

Em 1912 o extremo oeste/noroeste do Estado de São Paulo ainda era uma região pouco ou quase nada explorada. Notem que o mapa descreve a região como "Terrenos desconhecidos e em exploração".

Fonte: Revista "A Illustração Brazileira - Edição de fevereiro de 1921" - 
OBS: Mantenho a informação original de referência, porém em pesquisa na edição informada não encontrei o referido mapa.